O Rio de Janeiro vai conhecer nesta Quarta-feira de Cinzas a campeã do Carnaval de 2020. A equipe da Jovem Pan, que acompanhou os desfiles na Marquês de Sapucaí, escolheu três favoritas: Viradouro, Unidos de Vila Isabel e Beija Flor de Nilópolis.

Duas escolas correm sério risco de cair para o Grupo de Acesso — justamento no ano em que duas agremiações serão rebaixadas. Apenas uma Escola de Samba subirá para o Grupo Especial, onde desfilará em 2021. Estão ameaçadas: União da Ilha do Governador e Estácio de Sá.

No Carnaval desse ano a Mangueira e a São Clemente levaram críticas sociais, sátiras e novas leituras histórias à Marques de Sapucaí. O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi um dos alvos preferidos.

Os envelopes com as notas do Rio de Janeiro serão abertos no meio da tarde. Nove quesitos foram avaliados pelos jurados — sendo cinco notas para cada quesito. As notas extremas — a mais alta e a mais baixa — serão descartadas, de acordo com o critério da Liga Independente das Escolas de Samba.

No sábado (29), acontece o desfile das seis melhores agremiações do Carnaval do Grupo Especial de 2020.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga