Pular para o conteúdo

Superssafra e inflação dá combinação?

Divulgação Conab
Superssafra e inflação dá combinação?
Superssafra de grãos

Infelizmente sim. Em épocas de guerra como está. Uma guerra onde não temos bombas atômicas, mas temos uma bomba invisível, um vírus que nos ataca no organismo e que também nos cria danos nos neurônios.

As pessoas me perguntam: Tejon você fala que temos uma superssafra e como explica o custo da alimentação ter crescido 14,81% nos últimos 12 meses. Por que o arroz cresceu 74,14%, o feijão carioca subiu 18,53%, as carnes 22,82%? Ou mais? Os frigoríficos têm dificuldades pare repor carne bovina , pois a arroba do boi nunca esteve tão alta. A soja em preços como nunca vistos no mercado mundial, o milho da mesma forma. Então o que acontece?

Não adianta procurar culpados. Numa guerra as commodities essenciais multiplicam os preços, as cadeias de produção sofrem, e hoje mesmo, agorinha, não temos conteiners suficientes para deslocamento de mercadorias nos navios. Falta papelão para embalagem, falta aço, alumínio para as máquinas. Quer dizer, falta o fundamental, sobem os preços e ainda por cima temos uma alta forte no dólar, o que pode ser ótimo para quem vende, mas terrível para quem importa.

E isto tudo impacta os preços dos alimentos. Fomos os primeiros aqui, alertados pela Abras, Associação Brasileira dos Supermercados, ainda em setembro de 2020, sobre a impossibilidade de reabastecer os supermercados com os mesmos preços do arroz, da soja, das carnes.

Na época o presidente da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, na época Guilherme Bastos, se reuniu com os diversos elos das cadeias produtivas e ficou decidido eliminar impostos para a importação dos produtos essenciais.Infelizmente esse presidente da Conab foi demitido e substituído por outro presidente em função dos acertos políticos do governo, mas esse tema é para outro comentário.

Portanto, sim, superssafra e inflação podem dar combinação, mas atenção! Sem a superssafra seria desastroso, e mais, se o Brasil não tivesse aprendido a produzir em terras tropicais fracas, como há 50 anos atrás, a situação do Brasil seria catastrófica.

Obrigado senhoras e senhores produtores rurais, ao lado da ótima ciência tropical brasileira. Superssafra e inflação pode dar combinação? Sim. Mas sem superssafra seria destruição.

José Luiz Tejon para a Jovem Pan.

%d blogueiros gostam disto: