Pular para o conteúdo

O plano ABC dobra o agro com lucro, meio ambiente e saúde para nossa gente!

Divulgação
O plano ABC dobra o agro com lucro, meio ambiente e saúde para nossa gente!
Mariane Crespolini, diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura.

Guarde este nome: Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. É o resultado de 50 anos de estudos da Embrapa do Ministério da Agricultura. Pode dobrar a produção agropecuária do país na mesma área atual.

É muito importante que você brasileiro da cidade conheça essa verdadeira olimpíada pela sustentabilidade, qualidade e sucesso dos produtores rurais envolvidos. Por exemplo, Dona Marize Porto, da fazenda Santa Brigida em Goiás, saiu de um prejuízo de R$ 200,00 por hectare para um lucro hoje de R$ 2 mil por hectare. Não se trata de milagre. Pelo contrário, é um trabalho que vem sendo implantado nos últimos 10 anos com resultados extraordinários, como me informa Mariane Crespolini, diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura.

A recuperação de pastagens degradadas, uma área que significa 20% do território nacional onde a produtividade da pecuária quintuplica e 15 milhões de hectares já foram regenerados. Também o Sistema ilpf – Integração Lavoura Pecuária e Floresta. Tudo realizado na mesma área. Significa que o Brasil passa a ter 3 safras no mesmo ano.

O Plano ABC envolve também sistema de plantio direto; floresta plantada; fixação biológica de nitrogênio; tratamento de dejetos animais. O Plano ABC é muito importante para todos os brasileiros, pois significa saúde.

Saúde nos alimentos produzidos com melhores nutrientes. Saúde econômica para os produtores e suas famílias, contribui para criar sucessores e melhores empreendedores no campo, e além de tudo o Plano ABC é saúde ambiental. É o maior plano do mundo para mitigar carbono e adaptar nosso país às mudanças climáticas. Então vai aqui a pergunta nossa e da Jovem Pan.

Se temos isso, estamos fazendo isso, temos brasileiros realizando isso, com sucesso. Por que não comunicamos isso para o Brasil e para o mundo? O que não é percebido fica desconhecido. O maior plano do mundo de baixa emissão de carbono. É hora de um agro que se comunique com toda a sociedade.

Plano ABC, saúde no meio ambiente, no produtor, no consumido. Saúde para o Brasil e nossa gente. Agronegócio virou agrocidadania, agrossociedade.

José Luiz Tejon para Jovem Pan.

%d blogueiros gostam disto: