Pular para o conteúdo

Exatas, Humanas, Biológicas, quem representa o agro?

Exatas, Humanas, Biológicas, quem representa o agro?

O agro sustentável. O que significa? Está mais para as Ciências Biológicas? Da vida. Ou Exatas com os sensores, o digital e as métricas? Ou quem sabe as Ciências Humanas com as visões da estética e da ética? Ótimas perguntas.

Agora estamos precisando alinhar os saberes da humanidade. Agro sustentável significa reunião de matérias, integração das academias. Não resolvemos o “design thinking” desse desafio com apenas uma das ciências.

A Ciência Biológica nos  mostra o futuro a partir das consequências do presente na vida futura nesta bolotinha chamada terra. A Exata nos aponta a contabilidade dessas métricas e nos revela os algoritmos. Mas talvez esteja nas Ciências Humanas a necessidade da evolução dessa consciência. Cultura, a chave das chaves que libera as demais ciências.

A Genética, a Química, a Física, todos os saberes são fundamentais, porém como usar e se devemos usar exige um comando: a ética. Não roubar do futuro para lucrar no presente e domar a liberdade a partir da responsabilidade.

O agro sustentável, a sustentabilidade superior do ser.

José Luiz Tejon para Jovem Pan.

%d blogueiros gostam disto: