Pular para o conteúdo

Estudo demonstra que poderíamos plantar verduras e legumes na Grande São Paulo para toda a sua população

Estudo demonstra que poderíamos plantar verduras e legumes na Grande São Paulo para toda a sua população

Poderíamos abastecer com verduras e legumes, plantados na Grande São Paulo, a sua população? Que pergunta intrigante, não? São 22 milhões de habitantes, 10% da população do Brasi , e totalmente dependente de produtos que vem de fora, rodando do país inteiro para a área metropolitana de São Paulo.

Mas alguém foi estudar sobre essa questão, que parece absurda, como em São Paulo seria possível produzir verduras e legumes para toda essa população? O Instituto Escolhas, em parceria com o Urbem, e apoio da Porticus, foi estudar o tema e lançou um documento chamado “mais perto do que se imagina: os desafios da produção na metrópole de São Paulo”.

O estudo aponta que estabelecimentos agrícolas urbanos e periurbanos em São Paulo já somam cerca de 5 mil e mais de 15% da área da Grande São Paulo. Outro tema importante do estudo foi identificar que mais de 1 milhão de pessoas, 13% da população já está envolvida com alimentação na produção, indústria, comércio e serviços.

A conclusão do estudo mostra que cerca de 60 mil hectares em propriedades modelo da área periurbana da metrópole paulistana teriam o potencial para abastecer com verduras e legumes 20 milhões de habitantes por ano e gerar 180 mil novos postos de trabalho.

O estudo ainda salienta que:  as simulações demonstram o potencial de produção local de alimentos de abastecer a metrópole com alimentos saudáveis, como verduras e legumes, e de gerar emprego e renda , os números demonstram a importância para um planejamento da agricultura com políticas voltadas aos alimentos nas áreas urbanas”.

Vejam link do estudo: www.escolhas.org.

A Hora do Agronegócio, agricultura local pode ser feita em São Paulo. Imagine isso em todas as cidades do país!

José Luiz Tejon para a Jovem Pan.

%d blogueiros gostam disto: