
Olá, aqui da Franca, quando a gente fala que o Brasil é imenso de oportunidades, não há dúvida alguma, o Brasil é um país de uma riqueza gigantesca. Eu estou aqui na Bretanha francesa, mas um pouquinho mais adiante o mar, o oceano, e desse lugar aqui está saindo uma nova riqueza para o agronegócio, exatamente do oceano. É o mundo das algas! As algas no sentido de saúde humana, saúde animal, saúde das plantas.
Tem aqui um desenvolvimento espetacular por um fundador, um homem visionário, francês, Herve Balusson, que iniciou aqui uma operação que no início era considerado de um louco. Mas como tudo na vida, no início é sempre assim, hoje é uma operação internacional, inclusive, com presença também do Brasil, que é a Olmix.
Mas o que é interessante, nesse assunto, é que o mundo do agronegócio caminha para uma visão exclusiva de saúde. Saúde passa a ser o sinônimo do novo agronegócio, saúde humana, saúde animal, saúde vegetal, saúde do meio ambiente, saúde do produtor, do consumidor, então, o desenvolvimento da alga não é só ir lá e coletar. Significa um processo científico muito grande.
Agora o Brasil tem aí mais de 7 mil quilômetros de mar, de costas, e o que a gente tem de oportunidade aqui é da Bretanha francesa um mundo gigantesco de novos negócios a partir de coisas que vem do oceano. E agronegócio também é oceano.
José Luiz Tejon, para a nossa Jovem Pan, aqui direto da França.