Pular para o conteúdo

Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica começa hoje

Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica começa hoje

Hoje, no Rio de Janeiro, ocorre a abertura do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica. Este setor, que tem no Brasil mais de 800 mil OSC’s (Organização da Sociedade Civil) significa um espaço gigantesco para o crescimento do agronegócio, tanto em grandes regiões onde a lei não chegou, como áreas amazônicas, quanto em comunidades urbanas.

Cito dois exemplos: a pecuária sustentável da Amazônia, que conta com o suporte de uma organização internacional de desenvolvimento, a Palladium, de Dubai, e na área da comunidade, a horta de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

A filantropia estratégica, que nasce no íntimo humano pela solidariedade e amor ao ser humano, agora toma proporções estratégicas. É necessário acabar com a miséria planetária, e ela é mais rude e tenebrosa em áreas rurais desassistidas, onde não tem cooperativismo e ausência de uma organização de agronegócio, com ciência, tecnologia, treinamento e educação de produtores rurais.

Mas, sem dúvida também, com a necessidade de agroindústrias processadoras locais para agregação de valor e chegada dos produtos aos mercados.

A filantropia estratégica se encontra também nas cooperativas que, no mundo, movimentarão mais de dois trilhões de dólares. São do tamanho do Brasil, e no Brasil, reúnem 1 milhão de produtores rurais e representam quase a metade de tudo o que produzimos.

Há um grande movimento e espaço para esse setor chamado mundialmente de international development, está ligado aos movimentos do capitalismo consciente.

No Brasil, onde ele se manifesta cria riquezas e transforma a dignidade humana.

Fundações como Shunji Nishimura, em Pompéia, Zé Carvalho, em Pojuca, na Bahia, fundação Aury Bodanese da cooperativa Aurora, fundação Cacau Show do chocolate, dentre outras, registram grandes contribuições para dar suporte a uma base da pirâmide e fazer muita gente crescer na dignidade de vida.

O Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica acontecerá entre os dias 09 e 12 de abril, no Centro de Convenções SulAmérica.

Serão quatro dias com profissionais brasileiros e estrangeiros do Terceiro Setor comparilhando conhecimento sobre legislação, contabilidade, captação de recursos, comunicação, administração, voluntariado e assistência social.

%d blogueiros gostam disto: