Pular para o conteúdo

Em Viçosa, a arte da pecuária leiteira

Fonte: Divulgação VII SimLeite
Em Viçosa, a arte da pecuária leiteira

Na cidade de Viçosa, Minas Gerais, existe uma das principais universidades de Ciências Agrárias do país. A Universidade de Viçosa. Ali, Antônio Secundino de São José, o fundador da Agroceres, foi seu professor e o pai da semente híbrida de milho, dentre outras imensas contribuições para o Brasil, dadas por Viçosa.

Hoje (11) acontece o VII SimLeite, um simpósio sobre a atividade leiteira, cuja missão é a de promover o crescimento da pecuária leiteira nacional exercida com vistas ao desenvolvimento sustentável e a redução do impacto ambiental.

Temas como suplementação voltada à proteção do rúmen para vacas em lactação e bezerros, integração lavoura e pecuária. Genotipagem definindo o futuro da bovinocultura de leite. Robotizando a fazenda leiteira no Brasil.

E passado, presente e futuro da tecnologia no agronegócio brasileiro. São temas no VII SimLeite, onde a Jovem Pan também está presente. Os departamentos de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa são organizadores deste importantíssimo ponto de convergência da pesquisa é do conhecimento para o aprimoramento e crescimento da pecuária leiteira no país.

Há no planeta um mercado internacional para cerca de 70 bilhões de dólares do setor lácteo, e a Nova Zelândia o domina quase completamente. No Brasil, mais da metade da produção de leite é feita por menos de 10% dos produtores de leite.

Isso quer dizer que há um enorme potencial para o desenvolvimento do empreendedorismo e cooperativismo do leite. Exemplos modernos como do empresário William Labaki, de Itu, chega a se igualar aos melhores do mundo em produtos derivados do conhecimento e da produção de manteiga, queijos, doces de leite, das vacas Jersey.

Em contrapartida temos mais de 1 milhão de produtores de leite com condições ainda muito atrasadas. Em Viçosa nesta semana, o VII SimLeite. Uma atividade com imenso potencial de crescimento no agro nacional.

José Luiz Tejon para Jovem Pan, direto de Viçosa, Minas Gerais.

%d blogueiros gostam disto: