Pular para o conteúdo

Cosag, excelente reunião de líderes

Cosag, excelente reunião de líderes
Fonte: Divulgação Fiesp

Hoje (8) começa em São Paulo o maior Congresso Mundial de Mulheres no Agronegócio, e o Movimento Internacional de Jovens do Agro, que já nasce imenso e deverá vir a ser também o maior do gênero no mundo, reunindo a juventude, em inglês, Yami Youth Agribusiness Movement International. No Transamérica Expocenter, apoio Abag e nós, da Jovem Pan, estaremos lá, incluindo Denise Campos de Toledo e Vera Magalhães.

Mas enquanto isso, na Fiesp, no Conselho Superior do Agronegócio, Cosag, um grupo que reúne a elite da liderança do agronegócio brasileiro, Sérgio Rial, presidente do banco Santander apresentou o crescimento dos bancos privados no agronegócio e a importância das modernas transações eletrônicas.

Mendonça de Barros tem uma visão preocupante envolvendo a economia mundial não crescendo, os riscos da guerra comercial entre Estados Unidos e China, envolvendo muito mais do que agronegócio. São questões de poder  e ressaltou fundamentos essenciais para o Brasil olhar e se preparar,  independentemente dos cenários incontroláveis internacionais.

Disse Mendonça de Barros que precisamos de inovação, inovação agroindustrial para lançamento de produtos novos, agregação de valor no mercado internacional e concordo totalmente, agroindústria inovadora .fundamental.

Precisaremos de inovação para os produtores para que possam atuar com excelente performance, pois será a fórmula para enfrentar os riscos dos preços e da oferta e procura. A Embrapa informa que das 5 milhões de propriedades rurais no país, mais de 3 e meio milhões atuam com tecnologia zero.

Ainda logística e infraestrutura, responsável por 30% direto no custo da nossa produção de grãos, representa um fundamento vital para o agronacional. Dessa forma , a sustentabilidade não significa mais uma coisa de ONGs, passa a ser exigência de jovens do mundo inteiro e de consumidores, por isso precisamos usar as tecnologias de baixo carbono, e transformar áreas de pastagens degradadas em uso agrícola e de integração lavoura, pecuária e lavoura, pecuária e floresta.

No Cosag, Conselho Superior do Agronegócio, a síntese deste encontro na Fiesp se voltou à necessidade de união e de solicitações que sejam encaminhadas para Brasília de forma uníssona. Quem precisa comandar as mudanças e saber pedir as mudanças é a sociedade civil organizada ao lado do governo, e não esperar mais apenas pelo governo. Renovabio um ótimo exemplo a ser imitado.

Agronegócio, o negócio do Brasil!

.José Luiz Tejon

%d blogueiros gostam disto: