Pular para o conteúdo

Começa hoje o Congresso Brasileiro de Agronomia, no Rio

Começa hoje o Congresso Brasileiro de Agronomia, no Rio
Imagem: Freepik

Começa nessa terça-feira, 20 de agosto, a 31ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), no Rio de Janeiro. Serão quatro dias intensos de programação.

 

Divididos em cinco salas, os minicursos acontecerão das 11 horas às 15 horas e serão sobre desenvolvimento profissional, com  técnicas de argumentação e vendas visando boas práticas agrícolas; rastreabilidade de produtos vegetais frescos; como operar em commodities agrícolas na Bolsa de Mercadorias; como produzir e comercializar com a China e um dos mais interessantes: cannabis medicinal.

Imagem: Freepik

 

Logo após, das 14 horas às 16 horas haverá a assembleia geral extraordinária da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeb), com abertura solene do evento no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com início as 18 horas para finalizar o dia com a confraternização no Cordão da Bola Preta.

 

Na quarta-feira (21) acontecerão dois painéis e duas mesas redondas, no horário das 8h30 às 18h30. O Painel Agronomia do Presente, alimentando o mundo terá como palestrante o ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Roberto Rodrigues. O segundo painel será sobre agronomia do presente, cooperativismo e empreendedorismo, com os palestrantes Decio Zylbersztajn (USP/PENSA) e o pesquisador da Embrapa, Marco Lorenzzo Cunali Ripoli.

 

A mesa redonda sobre Assistência Técnica no Presente terá quatro palestrantes: Ângelo Ximenes, da Associação das Empresas do Mato Grosso do Sul; Alberto Figueiredo, das Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB), Matheus Ferreira Pinto da Silva, diretor de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR-Brasil e de Edilene Steinwandter, diretora-presidente da Epagri.

Já na mesa redonda, haverão programas brasileiros que engenheiros e engenheiras agrônomos atuam, com destaque para o desenvolvimento sustentável do pais, e terão as participações de Rafael Zavala, da FAO, Helga Restum Hissa, pesquisadora da Embrapa Solos e de Gerson Yunes, extensionista rural da Emater-Rio.

 

Na quinta-feira (22) acontecerão oito mesas redondas sobre os temas: empreendedorismo na agronomia e startups; novas oportunidades de emprego; mulheres na agronomia; a agronomia e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); segurança alimentar; crédito agrícola e seguro rural; ensino de agronomia e novidades do mercado de trabalho.

 

E no último dia do evento, sexta-feira (23), serão um painel e duas palestras, que ocorrerão no horário das 8h30 às 17 horas. O painel será sobre política profissional. A primeira palestra será proferida por Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, representante do Governo do Ceará, que falará sobre tecnologia e inovação para produção sustentável e convívio com a seca no semiárido nordestino brasileiro. A segunda palestra terá a participação do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que falará sobre a importância da pesquisa agrícola no aperfeiçoamento da agricultura tropical.

%d blogueiros gostam disto: