Pular para o conteúdo

Agrocidadania está em todos os cantos da Terra

Agrocidadania está em todos os cantos da Terra
Imagem: GratisPng

O Brasil e o agronegócio brasileiro, como seu maior e principal sistema econômico, precisam doravante de uma inteligência fina, empática e de longo prazo com as sociedades consumidoras do planeta.

 

Não basta fornecer dados. Os dados, quando não vêm suportados pelo carinho amistoso de quem os emite, podem soar arrogantes, e conforme o tom de voz, agressivos.

 

A razão orienta é a emoção que movimenta. Washington Olivetto, publicitário genial brasileiro fez um filme sensacional que citava: “É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”, e colocava dados de crescimento de um país, qualidade de vida, emprego crescente e ao final, surgia o rosto de Hitler.

 

A guerra do agro, ou a Agriwar significa uma luta pelas percepções das pessoas, dos cidadãos. Os consumidores das cidades. Não existe mais separação entre cidade e campo. O empreendedorismo e o cooperativismo são as únicas fórmulas para se viver nos próximos 30 anos.

 

Portanto, o agro estará forte e presente em todos os cantos da Terra, e como falamos aqui na Jovem Pan, não mais agronegócio apenas, uma Agrocidadania.

 

De vários lados surgem visões e versões sobre o que fazemos no Brasil. Um dos últimos foi chamado de ‘soyismo’. Um ataque a nossa soja… e uma percepção de que o Brasil é um gigante tropical somente de soja.

 

A culpa não está nos outros. A culpa está na nossa ainda não competência e vontade estratégica de fazer da comunicação um insumo sagrado e vital doravante.

Imagem: GratisPng

Podemos e sabemos fazer uma linha de comunicação estratégica que não seja ufanista, que revele a composição da diversidade da sociedade brasileira, que revele centenas de cadeias produtivas muito além das 10 commodities das quais falamos todos os dias.

 

Do abacate até a vagem ou ao zinco da carne temos 90% dos produtores brasileiros em múltiplos produtos diferentes.

 

Cerca de 4 milhões como micro, pequenos e médios; 1 milhão de cooperativados… gente simples produzindo com integridade, ética e amor.

 

Agronegócio inclui milhões de comerciantes no varejo, nos quilos, supermercadistas, caminhoneiros, micros e pequenas agroindústrias, professores e estudantes.

 

O Brasil é grande, tem um coração grande, só nos falta uma decisão estratégica de elegância, empatia e uma perene comunicação com todas as sociedades consumidoras.

 

Agrocidadania: conquista de corações e mentes.

%d blogueiros gostam disto: