Pular para o conteúdo

Imperdível, ‘The Morning Show’ discute assédio de maneira profunda e atual

Reprodução
Imperdível, ‘The Morning Show’ discute assédio de maneira profunda e atual
Reese Whiterspoon e Jennifer Aniston, protagonistas de "The Morning Show"

Primeira produção original da Apple+ a ser indicada ao Globo de Ouro, “The Morning Show” – não confundir com o formato da Jovem Pan – fez por merecer a citação nas categorias nas quais foi indicada. A princípio uma série sobre duas jornalistas rivais em uma bancada de programa de TV, a série é bem mais que isso. Trata-se de um mergulho profundo em uma discussão atualíssima iniciada com o movimento #MeToo, quando mulheres denunciaram produtores e atores de Hollywood por assédio.

Capitaneada por Jennifer Aniston – em uma atuação completamente distinta de sua personagem em “Friends” -, Reese Whiterspoon e Steve Carell, a história gira em torno de um escândalo envolvendo um âncora (Carell) de programa matutino acusado de assédio. Demitido, ele tenta entender o que fez de errado, recusa o rótulo de predador dado a alguns de seus colegas e tenta de alguma maneira retomar sua carreira. Em seu lugar, entra uma jovem repórter (Whiterspoon) que, a princípio, parece estar em rota e colisão com sua parceira veterana (Aniston). O seriado, no entanto, não é sobre rivalidade feminina, tema explorado à exaustão no televisão e no cinema. É sobre como o assédio por vezes é percebido ou não, como se reage ao testemunhar um caso e sobre o quanto a sociedade não está preparada para discutir o assunto.

Sem escolher saídas fáceis, em um dos episódios a série mostra um envolvimento sexual entre personagens. Para ele, tudo foi voluntário. Para ela, foi um ato forçado, ainda que não tenham ocorrido cenas de brutal violência física como se pode imaginar. É nas entrelinhas que múltiplas interpretações residem. Além de traçar um belo raio-x de como funciona um programa de TV, “The Morning Show” é também uma bela maneira de aprender mais sobre o mundo de hoje e como determinadas questões foram atualizadas. Um seriado imperdível e viciante.