
Uma das séries dramáticas mais bem sucedidas dos últimos, “This Is Us” comoveu muitos espectadores em seus dois primeiros anos. Era praticamente impossível assistir a determinados episódios sem um lencinho do lado para enxugar as lágrimas. Cruzando passado e presente da família Pearson, os roteiristas conseguiram fazer com que a audiência se envolvesse emocionalmente com os traumas dos filhos e da mulher de Jack (Milo Ventimiglia), que morreu precocemente. Superado o mistério sobre os motivos da morte do patriarca, o seriado decidiu explorar individualmente alguns personagens e até mesmo mostrar como alguns estão no futuro, usando de expediente semelhante ao de “Lost”.
Se a terceira temporada demorou para engatar – mas ainda assim rendeu bons momentos -, a quarta, atualmente em exibição pela Fox Premium, ainda não parece ter encontrado sua tônica. A impressão que dá é de que os roteiristas já contaram tudo o que gostariam sobre os personagens e alongam suas tramas à exaustão. Falta a “This Is Us” o vigor e o frescor de seus primeiros tempos. Não por acaso, a série passou batida nas entregas de prêmios deste ano.
Com cinco temporadas garantidas,”This Is Us” deve ser encerrada no ano que vem. A julgar pelo andamento dos episódios recentes, talvez fosse melhor que tivesse sua história encerrada antes do tempo para preservar as boas lembranças. O que há hoje, infelizmente, é uma relação desgastada.